domingo, 25 de setembro de 2011

O BATISMO DE JESUS NO RIO JORDÃO




João Batista, o  último profeta do velho testamento, anunciava a Vinda do Messias prometido e exortava a que todos endireitassem suas veredas e recebessem o batismo de arrependimento em preparação a vinda do cordeiro de Deus.

Ao realizar batismos no rio Jordão, reconheceu na pessoa de Jesus o messias prometido, porém João hesitou em batizá-lo, posto que, Ele não tinha pecado para que recebesse o batismo de arrependimento. Entretanto, Jesus insistiu no seu batismo para que se cumprisse toda a justiça, pois João não tinha a revelação completa da nossa redenção em Cristo.

Nesse sentido, entendo que o batismo de Jesus foi uma antecipação do arrependimento dos nossos pecados que estariam sobre Ele; pois, Ele se fez pecado por nós, morrendo a nossa morte.

Da mesma forma que Ele, o Senhor Jesus,  antecipou-se ao Dia do Juízo, levando na cruz todos os pecados da humanidade decaída em Adão, para que todo aquele que nEle crer, não pereça, mas tenha a vida eterna.

Em minha opinião, o batismo que João realizou na pessoa de Jesus, não serve como exemplo de batismo nas Igrejas neotestamentárias; nem tampouco sugere, que nenhuma denominação faça correlação entre o batismo de arrependimento na velha aliança com o batismo na nova aliança, realizado em o Nome de Jesus.           


O mais próximo que podemos chegar ao batismo de arrependimento, é:

Quando alguém ouve a pregação do Evangelho e entende que é um pecador original que precisa decidir-se pelo novo nascimento,  recebendo Jesus como Senhor e Salvador de sua vida e não o faz, é porque a pessoa em questão não quer negar-se a si mesmo para batizar-se na ordem de Jesus: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; nem tampouco, deseja viver em novidade de vida para receber o batismo com Espírito Santo e com fogo, para pregar a Cristo destemidamente, fazendo uso dos dons espirituais para testemunhar o poder do Evangelho de Cristo.

No caso em que a pessoa somente se arrependeu e não decidiu receber o Senhorio de Cristo em sua vida; é possível entender que ocorreu somente o batismo de arrependimento, tal qual o batismo que João realizava na preparação à vinda do Messias, como o cordeiro Santo que tira o pecado do mundo.

Paz seja com todos!
JC de Araújo Jorge

4 comentários:

  1. rcostaalves disse...

    olá, discipulo de Cristo
    passando aqui para refletir sobre tão
    maravilhoso tema que é falar de nosso
    senhor jesus, espero tambem sua visita
    em meu humilde espaço, sem mais
    abraços cordiais e fraternos de seu
    irmão em cristo,

    31 Agosto, 2011 00:

    ResponderExcluir
  2. Armadura de Deus disse...

    Passando par deixar um abraço, e dizer que a mensagem está edificante, propósito que todo blogueiro deveria de ter.
    As nossas mensagens são exclusivamente para edificação do Corpo de Cristo, como você mesmo diz: onde ELE é o legítimo Cabeça.

    Paz!

    03 Setembro, 2011 12:36

    ResponderExcluir
  3. ROSA DE SAROM disse...

    Meu irmão.

    Todas as vezes que visito o seu blog aprendo mais um pouquinho, por isso não posso ficar muito tempo sem participar das suas publicações.
    Suas mensagens me abençoam muito, e eu glorifico a Deus pela sua vida, família e ministério.

    Fique na Paz!

    04 Setembro, 2011 16:49

    ResponderExcluir
  4. Armadura de Deus disse...

    Irmão e Amigo:

    Tomei a liberdade de postar no meu blog, "A Tentação de Jesus" uma das mensagens que na minha opinião merece nota 1000, pela unção, intimidade, profundidade e principalmente pela tão grande revelação trazida.
    O que mais me impressionou foi saber que este capítulo, foi desbravado com muita autoridade. Autoridade esta, que só é dada para aqueles que conhecem o Senhor intimamente, e pelo seu testemunho no post anterior vejo que é verdadeira a minha afirmativa.

    Que o Espírito Santo continue te usando para a glória de Deus.

    06 Setembro, 2011 22:15

    ResponderExcluir

As refutações serão devidamente respondidas!
Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Conteúdos Ofensivos;
- Comentários Anônimos;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...