domingo, 4 de maio de 2014

A SOMBRA DA LEI E A EFICÁCIA DA GRAÇA




INTRODUÇÃO

A Lei composta de mandamentos, preceitos, estatutos e juízos foi instituída pelo próprio Deus a um  povo escolhido a partir de Abraão,  sendo a mesma  legislada  e promulgada por Moisés, o grande libertador da nação de Israel. Os cinco primeiros livros ( Toráh ou Pentateuco ) trazia em seu bojo principal a adoração a um único Deus, Criador dos céus e da terra. Esses ensinamentos deveriam ser transmitido por uma das doze tribo que não recebeu herança na divisão da terra de Canaã, a saber a tribo de Levi, composta de sacerdotes, levitas e oficiais do Templo.  

O povo judeu que deveria observar e cumprir as regras estabelecidas pelo Criador, desviava-se constantemente como nação eleita que deveria ser exemplo para o mundo pagão. Também os próprios detentores dos Oráculos de Deus distorciam as Escrituras em prol de uma suposta tradição, visando interesses próprios, pois eles também não tinham o Espírito Santo de forma contínua em suas vidas.

Para corrigir Reis, Sacerdotes, Levitas e distorções na interpretação das Escrituras, o Senhor Deus enviava homens com mensagens especiais na função de profetas, com a missão de exortar, disciplinar, bem como para corrigir a nação como um todo que desviava-se da Lei do Velho Testamento.

Só Cristo, na pessoa de Jesus, veio fazer um concerto (aliança) definitivo entre o povo judeu e o Deus Criador, porém pelo povo escolhido foi rejeitado, morto e crucificado. Contudo a sua morte não foi em vão, pois pelo sacrifício na cruz do Calvário com Seu sangue derramado, Ele nos redimiu, reconciliando a criatura com o Criador pela substituição dos nossos pecados, pagando o preço da nossa condenação eterna e trazendo salvação a todo aquele que crê e recebe Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas.


Paz seja com todos!
JC de Araújo Jorge

Um comentário:

As refutações serão devidamente respondidas!
Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Conteúdos Ofensivos;
- Comentários Anônimos;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...